Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, O Programa São Paulo Amigo do Idoso incentiva e apoia a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza, e preserva a autonomia e independência das pessoas idosas. O Selo é concedido à unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundacionais que se qualificarem, segundo os critérios de avaliação, em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. O Hospital Emílio Carlos é, atualmente, certificado como ‘Selo Pleno’.
Conhecimento público a evolução e o orgulho de ser prestador de serviços SUS e os avanços
de gestão, bem como os resultados qualitativos que os hospitais participantes.
Categoria Sustentabilidade – Otimização da agenda médica ambulatorial e integralidade do
cuidado com medicamento: resultados da implantação de Consultório Farmacêutico em
hospital-escola.
Iniciativa do Ministério da Saúde e PROADI-SUS, conduzida de maneira colaborativa pelo
HCor, com apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI).
Certificação concedida à UTI Adulta por reduzir, em médio prazo, a incidência dos
principais indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria
para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a
prevenção das infecções.
A UTI do HEC foi uma das unidades contempladas pelo projeto 'Saúde em nossas mãos' do Proadi-SUS que, durante as etapas de habilitação, recebeu visitas auditadas pela equipe do HCor/SP, um dos hospitais de excelência parceiros do programa. Concluído com êxito, o protejo diminuiu em mais de 50% os três tipos de infecções propostas no programa. O Cálculo do Saving por Estimativa, utilizado para a avaliação do programa, apontou que a UTI do HEC conseguiu reduzir a zero o percentual de 40 infecções, sendo 8 por infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCSL),12 por pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e 20 casos evitados de infecção do trato urinário associada ao cateter vesical (ITU-AC), uma estimativa de economia para o hospital em R$ 2.215.900,48 caso essas infecções ocorressem.
Certificado pela Coordenadoria Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. A certificação, obtida após participação no Ciclo de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ) em 2023, destaca a excelência das agência transfusional do Hospital Emílio Carlos.