Fundação Padre Albino
HEC realiza captação de coração e múltiplos órgãos
Alan Gazola
quinta, 11 de abril, 2024

Na corrida contra o tempo, médicos do InCor/SP contaram com apoio da FAB.

O Hospital Emílio Carlos protagonizou, na tarde desta quarta-feira (10 de abril) a emocionante e eficiente corrida em favor da vida ao realizar a captação de coração e múltiplos órgãos. A operação, que contou com a colaboração essencial da Força Aérea Brasileira (FAB), foi conduzida em parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor) de São Paulo e Hospital de Base (HB) de Rio Preto, com cooperação da Comissão Intra-hospitalar para Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dos hospitais da Fundação Padre Albino.

Como ponto de partida houve a decisão dos familiares de um paciente de 43 anos, com morte encefálica confirmada, em autorizar a doação dos órgãos. Para o enfermeiro da Comissão, Carlos Mancini, essa decisão altruísta vai além do momento de luto. “Esse ato de generosidade proporciona uma segunda chance de vida a quem espera na fila pelo transplante. Entendemos a dor do momento da perda, mas nosso trabalho é fazer com que os familiares sejam sensibilizados a fazer a doação para um bem maior”.

Além do coração, rins e córneas foram doados com potencial de beneficiar até cinco pessoas, retirando-as da lista de espera por transplantes.

Espera pela vida
Na corrida contra o tempo, um avião da FAB/Força Aérea Brasileira prestou auxílio no transporte, pousando em Catanduva às 15h. O procedimento terminou no final da tarde e o coração foi o primeiro órgão a ser levado para o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, na capital, onde paciente compatível já aguardava como receptor. Carros da Guarda Civil Municipal fizeram a escolta até o Aeroclube de Catanduva. A médica e cirurgiã cardíaca do InCor, responsável pela captação do coração, Dra. Maribel Flores, fez questão de agradecer. “Nosso obrigado à família do doador, que teve esse gesto tão honroso, e às equipes do Hospital Emílio Carlos, em especial à Comissão de Doações, por agilizar todo o processo nessa corrida em favor da vida”.
Os rins e córneas foram levados pela cirurgiã, Dra. Allana Fortunato, para o HB de Rio Preto, onde possíveis quatro receptores serão beneficiados.

Ranking em doações
Esta foi a segunda captação de múltiplos órgãos realizada pela CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino este ano. O HEC e o HPA têm se destacado no cenário das doações de órgãos na região. Segundo dados da Diretoria Regional de Saúde (DRS XV/Rio Preto), comparando com o mesmo período de 2023, houve aumento de 100% em doadores de múltiplos órgãos e aumento de 230% em doadores de córneas em Catanduva, colocando os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos em segundo e terceiro lugares no ranking de doações; em primeiro está São José do Rio Preto e em quarto Araçatuba.
“Esses dados reforçam nosso compromisso com a promoção da vida e a solidariedade humana. Em momento em que a espera por um transplante pode ser angustiante corrida contra o tempo, gestos como esse oferecem esperança e oportunidades para aqueles que aguardam a nova chance de viver”, esclarece o enfermeiro Carlos Mancini.

Fotos: Comunicação FPA.