Fundação Padre Albino
FPA oferece Curso Básico Internacional de Gerontologia e Geriatria para equipes
Alan Gazola
segunda, 15 de abril, 2024

Em parceria com Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, capacitação é focada no cuidado e autonomia da pessoa idosa.

A Fundação Padre Albino está oferecendo para a equipe multiprofissional e assistencial dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, o Curso Básico e Internacional de Gerontologia e Geriatria, em parceria com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes/IPGG, ligado à Secretaria de Saúde de SP. A abertura oficial aconteceu na última sexta-feira (12 de abril) na sala de treinamentos do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Emílio Carlos, sede das aulas transmitidas ao vivo para todas as instituições polo inscritas, entre elas a Fundação Padre Albino. A aula magna foi ministrada pelo coordenador de Mestrado em Gerontologia Social pela Universidade Católica de Portuguesa (Portugal), Dr. Antonio Fonseca.

O objetivo do curso livre é capacitar gratuitamente, com aulas presenciais e online, os profissionais e graduandos da saúde e que atuam na área assistencial no processo de envelhecimento, segundo descreve o site do IPGG, dando atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa e o desenvolvimento educacional em gerontologia no âmbito do SUS.

Dentro do conteúdo programático estão temas de relevância que abordam desde o etarismo até assuntos fisiológicos como ‘Instabilidade e Queda: síndrome do imobilismo’, ‘Acessibilidade e Cidade Segura’; ‘Incontinência Urinária/Fecal’ e ‘Vulnerabilidade: tipos de violência contra a pessoa Idosa’. “Precisamos nos atentar à necessidade de implementar políticas públicas capazes de oferecer suporte ao processo de envelhecimento e serviços que promovam a saúde, principalmente da recuperação de doenças. Nossa proposta é capacitar as equipes de assistência que trabalham nas unidades hospitalares e de longa permanência da Fundação Padre Albino, com enfoque no desempenho do cuidado e na atenção à manutenção da autonomia das pessoas idosas atendidas”, explica a coordenadora de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente da FPA, Érika Fachim Esteves.

Além das vagas presenciais para aulas no próprio IPGG, 61 instituições polos foram distribuídas pelo Brasil e em Portugal, com aproximadamente 800 inscritos.

“Para a sede dos polos, somente instituições que oferecem espaço físico adequado, com condições de receber a transmissão simultânea (espaço e mídia) do curso e disposição do profissional com a responsabilidade de controlar rigorosamente a frequência dos participantes e as capacitações foram selecionadas”, ressaltou Érika, que completou: "as aulas teóricas serão seguidas de atividades práticas supervisionadas”.

As aulas são quinzenais e vão até dezembro. Para obtenção do certificado, o participante deverá ter 75% ou mais de frequência e apresentar as atividades que serão avaliadas e aprovadas pelo IPGG.  O curso tem o apoio e reconhecimento da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Foto: Divulgação.