Fundação Padre Albino
Projeto 'Feliz Aniversário' celebra a vida de pacientes internados no HPA e HEC
Alan Gazola
terça, 16 de abril, 2024

‘Pode ser algo simples, mas faz com que eles percebam que não estão apenas ocupando leitos’.

O segredo da humanização no ambiente hospitalar está nos detalhes. São gestos aparentemente pequenos, medidas simples do dia-a-dia, mas que contribuem para que pacientes e acompanhantes se sintam acolhidos e respeitados. Assim faz com que o projeto ‘Feliz Aniversário’, existente há alguns anos e promovido pelo Serviço de Nutrição e Dietética dos hospitais da Fundação Padre Albino seja cada vez mais presente. O objetivo do projeto é oferecer aos pacientes aniversariantes que estão internados, além do carinho da equipe de assistência, um bolo preparado especialmente para celebrar a data.

De acordo com a nutricionista do Hospital Emílio Carlos, Mariana Aimeé Nadalini de Oliveira, os acompanhantes do aniversariante e os demais pacientes do quarto também são convidados. “Antes de fazer a surpresa, a gente sempre observa se aquele paciente não tem nenhuma restrição. Caso ele não esteja em condições de comer o bolo nós preparamos outra sugestão para que ele não fique sem receber o nosso ‘mimo’”, comenta Mariana.

Na hora da entrega, copeiras, nutricionistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem se reúnem para surpreender o paciente. Quando o bolo chega até a porta do quarto, todos entram e, ao som de “Parabéns a Você”, oferecem o prato ao “dono da festa”.

57 anos do sr. Vanderlei
É visível a reação de surpresa e emoção; afinal ninguém espera ser presenteado pelo próprio hospital durante a internação, como aconteceu com o paciente Vanderlei Roberto de Carvalho, que comemorou seus 57 anos de vida no último dia 12 de abril. Ele está internado para sessões de hemodiálise no Hospital Emílio Carlos e teve seu dia lembrado com muita alegria pela equipe de assistência e familiares.

Com direito a pose para a foto e vídeo para suas redes sociais, a filha Roberta escreve na legenda. “Feliz dia pai! Feliz vida. Nós te amamos muito. Luta daí que nós estaremos sempre juntos e felizes por compartilhar momentos e histórias com você. Feliz muitos anos de vida. Que Deus te abençoe em sua infinita bondade!”

Para ela, o momento vai além. “Ninguém deseja que um ente querido celebre seu aniversário dentro de um hospital, mas quando se tem um projeto como esse, que nos deixa mais acolhidos, não só faz bem para a família, mas também para o meu pai, que se sentiu mais amado e feliz, apesar do período que estamos passando”.

Como paciente, sr. Vanderlei se disse comovido. “Não esperava a surpresa. Fiquei muito feliz pela homenagem e mais ainda em poder contar com a família perto. Obrigado pela acolhida e espero minha alta como presente”. 

A nutricionista resume o significado do projeto. “Pode ser algo simples, mas faz com que eles percebam que não são apenas números de leitos aqui dentro. São vidas que estão sob nossos cuidados e que merecem todo o nosso respeito e atenção”, diz Mariane.


Foto: Divulgação.