Fundação Padre Albino
HEC promove conscientização sobre câncer com deficientes visuais
Alan Gazola
quarta, 07 de agosto, 2024

Visita aconteceu no Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva.

A coordenadora de Enfermagem dos Ambulatórios do Hospital Emílio Carlos, Lívia Fuentes, fez visita ao Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva (IDVC), na última semana de julho, para roda de conversa com os atendidos com o objetivo de discutir a prevenção e o tratamento dos tipos de câncer de maior incidência, principalmente os silenciosos.

Durante a conversa, Lívia destacou a importância da prevenção e esclareceu dúvidas dos participantes sobre os riscos e formas de prevenir a doença. "É fundamental que todos conheçam as maneiras de prevenir o câncer e saibam identificar os primeiros sinais de cada situação para buscar tratamento adequado o quanto antes", disse a coordenadora.

Os participantes também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os atendimentos e tratamentos oferecidos tanto pelo Ambulatório do HEC quanto pelo Hospital de Câncer de Catanduva. Segundo Lívia, "os esclarecimentos proporcionados durante a roda de conversa foram essenciais para aumentar o conhecimento e a segurança dos deficientes visuais em relação ao nosso processo de atendimento a esse perfil de paciente".

A assistente social Fernanda e a psicóloga Isabela, profissionais do IDVC, que receberam a coordenadora e conduziram a atividade, ressaltaram a importância de ações como essa para a entidade: "Estas atividades são extremamente importantes para a nossa comunidade, pois, além de oferecerem informações para a saúde dos nossos atendidos, também promovem a qualidade de vida e o convívio social. Agradecemos imensamente ao Hospital Emílio Carlos e à Lívia pela disponibilidade e parceria".

Lívia diz que a visita “reforça o compromisso das unidades de saúde da Fundação Padre Albino em promover a conscientização e a prevenção, especialmente entre as populações mais vulneráveis, demonstrando a importância da colaboração das entidades de classe para a melhoria da saúde e bem-estar da comunidade”.

Foto/Divulgação