Fundação Padre Albino
Série de ações focadas em comunicação efetiva visa segurança do paciente no HEC
Beatriz Menzani Correa
quarta, 28 de agosto, 2024

Durante o mês de agosto, o Núcleo de Educação Permanente e Segurança do Paciente do Hospital Emílio Carlos realizou ações focadas na promoção da comunicação efetiva, um dos pilares fundamentais para garantir a segurança do paciente no ambiente hospitalar. A iniciativa visa conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância da comunicação clara e eficiente tanto entre as equipes multidisciplinares quanto com os pacientes.

 

A comunicação inadequada entre os profissionais de saúde é apontada como um dos principais fatores que contribuem para a ocorrência de eventos adversos, comprometendo a qualidade do atendimento prestado. Com isso, a busca por comunicação efetiva tem se mostrado estratégia essencial para melhorar o trabalho em equipe e, consequentemente, reduzir os riscos para os pacientes.

 

Durante as atividades foi destacado o reconhecimento dos momentos críticos na comunicação entre as equipes e a necessidade de sistematizar ações que melhorem os processos comunicacionais. Entre as atividades realizadas, apresentação teatral com cenas do dia a dia dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, a fim de tornar o treinamento mais próximo da realidade vivida pelos profissionais no ambiente de trabalho.

 

A enfermeira Eliana Muller informou que "levamos cenas do cotidiano dos profissionais que impactam na comunicação efetiva e também na postura profissional. Fizemos representações dos profissionais da enfermagem no momento da passagem de plantão e das anotações de enfermagem, que são atribuições diárias desses profissionais. A importância da comunicação com o cliente também foi enfatizada, pois se expressar de forma clara e eficaz, com palavras adequadas ao vocabulário do paciente, garante comunicação efetiva entre as equipes e os clientes”.

 

O evento contou com a participação da equipe do Núcleo de Educação Permanente, incluindo a enfermeira Erika Fachim e os psicólogos Kelvin Leite e Thaína dos Santos, que, juntos, conduziram as atividades e ressaltaram a importância da comunicação eficaz como ferramenta para a segurança do paciente e a melhoria contínua dos cuidados prestados.