O Núcleo de Segurança do Paciente da Fundação Padre Albino, em parceria com o NEP/Núcleo de Educação Permanente, promoveu ações no Hospital Emílio Carlos em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. A data tem como objetivo conscientizar e mobilizar profissionais da saúde e a sociedade para a importância de garantir diagnósticos corretos e seguros, reforçando o cuidado com os pacientes.
Entre as atividades realizadas destaque para a reunião de comunicação efetiva com o tema "Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente". O evento ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro reunindo equipes de enfermagem e assistência do hospital. A discussão abordou estratégias para aprimorar a segurança no diagnóstico, um dos pilares essenciais na prevenção de erros na saúde.
Segundo a enfermeira Eliana Müller, do Núcleo de Segurança do Paciente, a ação foi fundamental para reforçar o compromisso com a qualidade no atendimento do HEC. "Falar sobre a segurança do paciente e melhorar os diagnósticos é fundamental para garantirmos cuidado mais eficiente. Momentos como esse, de diálogo e conscientização com as equipes, mantém a segurança como prioridade em todas as nossas atividades assistenciais", destacou.
Palestra
Além dessa iniciativa, outras ações estão previstas. No próximo dia 30 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente promoverá palestra com o médico Dr. Jorge Luís Valiatti, coordenador das UTIs dos hospitais da Fundação Padre Albino. O evento será realizado no auditório do campus sede da Unifipa e terá como tema "Como melhorar a segurança dos pacientes". A palestra reunirá as equipes multidisciplinares dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, e visa promover reflexão profunda sobre os desafios e avanços necessários para garantir um ambiente seguro e eficaz para os pacientes.
Fotos/Divulgação FPA