Evento destacou a humanização e a segurança do paciente como pilares para a excelência no atendimento hospitalar.
Entre os dias 4 e 14 de novembro, os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, mantidos pela Fundação Padre Albino, sediaram a Semana da Qualidade. O evento, organizado pelo Núcleo da Qualidade com apoio do Escritório de Melhorias de Processos, foi realizado em alusão ao Dia Mundial da Qualidade (14 de novembro) e ofereceu programação diversificada voltada à humanização do atendimento e à segurança do paciente.
Na abertura exposição das ações realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização-GTH em diversos setores dos hospitais. A iniciativa buscou apresentar aos colaboradores os projetos em andamento, incentivando o engajamento e a valorização das práticas humanizadas.
No segundo dia (5), o destaque foi o 12º Simpósio de Humanização e Segurança do Paciente, que abordou as práticas assistenciais centradas no paciente com apresentação das 7 Metas de Segurança do Paciente propostas pela Organização Mundial da Saúde-OMS, reforçando a importância do atendimento seguro e eficaz no ambiente hospitalar.
Já no terceiro dia, o projeto Cine Qualidade exibiu filme institucional que retratou a trajetória da implantação do serviço de Qualidade nos hospitais da FPA, promovendo reflexões e destacando os avanços e desafios enfrentados ao longo do tempo.
No quarto dia, as metas de segurança foram trabalhadas de forma dinâmica. Divididas em estações, as atividades propuseram ações interativas para garantir entendimento mais profundo dos participantes sobre os processos de segurança e sua aplicação prática no dia a dia hospitalar.
Encerrando a programação foi realizada a Oficina da Qualidade, dividida em duas etapas. A primeira ofereceu treinamento sobre a ferramenta SIPOC, metodologia de mapeamento de processos que auxilia na identificação dos fornecedores (Suppliers), entradas (Inputs), processos (Processes), saídas (Outputs) e clientes (Customers). No Dia Mundial da Qualidade (14 de novembro), o GTH conduziu demonstração prática de como a ferramenta poderá ser aplicada nos setores assistenciais e administrativos para aprimorar os processos internos. “A ferramenta é útil para melhorar processos, pois é simples de usar e reúne informações para diversas finalidades, por exemplo, para melhorar o processo de admissão de pacientes. Com a ferramenta, o hospital pode entender melhor o processo e identificar oportunidades de melhoria e solução de problemas”, explica o coordenador do Escritório de Melhorias de Processos, Luís Ocamoto.
Adriani Moraes, gerente da Qualidade dos hospitais, destacou o impacto positivo do evento. “A Semana da Qualidade reflete nosso compromisso em promover o cuidado cada vez mais humanizado e seguro. Hoje, mais do que nunca, os serviços de qualidade e segurança do paciente são essenciais para garantir que nossos pacientes recebam assistência centrada em suas necessidades e expectativas, com eficiência e empatia por parte dos nossos profissionais,” afirmou.
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