Fundação Padre Albino
HEC capacita assistência em cuidados aos pacientes com respirador
Alan Gazola
sexta, 22 de novembro, 2024

Enfermagem atualizou protocolos de Traqueostomia e Prevenção de Infecções.

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Hospital Escola Emílio Carlos realizou treinamento prático sobre técnicas de Curativo de Traqueostomia e Aspiração Traqueal, direcionado aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas da instituição. A capacitação foi conduzida por membros do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Serviço de Reabilitação dos hospitais da Fundação Padre Albino.

Durante o treinamento, os participantes praticaram em simuladores as técnicas de aspiração traqueal, curativo de estoma traqueal e limpeza de cânula interna de traqueostomia. “Abordamos todo o cuidado necessário com o paciente traqueostomizado, garantindo segurança e qualidade na assistência”, destacou Erika Fachim Esteves, enfermeira coordenadora do NEP.

Na sequência, nos dias 13 e 14 de novembro, foi promovido treinamento teórico e prático sobre Medidas de Prevenção de PAV (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica) e os cuidados aos pacientes com o sistema de ventilação mecânica. Segundo a enfermeira do SCIH, Rosana Marcelino Braz, os participantes aprenderam na prática como montar o ventilador mecânico e gerenciar o sistema de ventilação, com ênfase na aplicação dos Bundles – pacotes de medidas essenciais para a prevenção de infecções. “As capacitações reforçam o papel do Hospital Escola Emílio Carlos como referência em educação continuada e assistência humanizada, garantindo que os profissionais estejam preparados para oferecer cuidados de excelência aos pacientes”, afirmou.

Fotos/Divulgação