Fundação Padre Albino
Setores da obra de expansão do HEC tomam forma
Alan Gazola
terça, 01 de julho, 2025

Parte do Projeto Design do Futuro, anexo terá foco em qualidade e modernização.

As obras de expansão do Hospital Emílio Carlos seguem. Segundo informações do departamento de Obras e Engenharia da Fundação durante o mês de junho foram retiradas as escoras da laje do setor C, um dos principais blocos em construção. Esse setor abrigará, em dois pavimentos, 30 boxes de serviços, consultórios, salas para pequenos procedimentos, vestiários, sanitários, recepções e salas de espera, entre outros ambientes voltados ao cuidado ambulatorial.

Paralelamente está em andamento a execução da alvenaria em todos os andares da obra, além da construção da caixa de captação de água pluvial, que permitirá o reaproveitamento sustentável desse recurso.

No início deste mês de julho os trabalhos se concentram no levantamento das alvenarias dos setores D e E, locais das principais recepções, além de áreas de triagem, consultórios e refeitório.

Já os setores F, G e H começam a tomar forma com estruturas voltadas ao funcionamento interno do hospital, incluindo áreas técnicas, como armazenamento de resíduos, central de ar-condicionado, geradores e painéis de controle dos serviços.

A expansão representa o terceiro movimento do Design do Futuro, projeto de revitalização e modernização das unidades de saúde da Fundação Padre Albino. A iniciativa visa transformar profundamente a qualidade da assistência prestada à população da região, por meio de uma megaestrutura hospitalar voltada à excelência no atendimento.

As obras contam com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e abrangem áreas estratégicas para o fortalecimento da rede de atendimento em saúde.

Entre os destaques da nova estrutura estão a futura Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o novo Serviço de Hemodiálise e moderna sala de simulação realística, que será utilizada para capacitação de profissionais e estudantes da área da Saúde — fortalecendo a integração entre assistência e formação acadêmica.

A previsão de conclusão da ampliação do HEC é para o segundo semestre de 2026.

Fotos: Comunicação FPA