Um café da manhã especial marcou o dia 30 de julho na Ala Laranja do Hospital Emílio Carlos. A ação fez parte do projeto “Amor em Forma de Movimento”, desenvolvido pelo Comitê Amigo da Pessoa Idosa e pelo Grupo de Trabalho de Humanização e teve como protagonista o paciente Washington, atualmente em cuidados paliativos.
Internado há alguns dias, Washington pôde viver momento especial ao lado de seus familiares, entre eles dois netos, em ambiente preparado com carinho pela equipe multiprofissional dos Cuidados Paliativos. A iniciativa proporcionou não só café da manhã, como também pedido exclusivo do paciente: escutar samba com seus entes queridos.
Criado em 2019, o projeto “Amor em Forma de Movimento” visa promover experiências mais humanizadas durante as internações de longa permanência, reconhecendo a importância do cuidado emocional e da aproximação familiar na jornada hospitalar. O momento, planejado durante visita multiprofissional, demonstrou o olhar atento da equipe às necessidades integrais dos pacientes — não apenas físicas, mas também emocionais e sociais. “Ao ouvir o desejo do senhor Washington de reencontrar a família, sabíamos que poderíamos transformar o ambiente hospitalar em espaço de amor e significado”, destacou Ana Laura Flores, coordenadora de enfermagem.
A ocasião também foi possível graças ao apoio do Serviço de Nutrição e Dietética, que prontamente atendeu ao pedido do paciente e preparou café da manhã especial. A família expressou gratidão à equipe pelo cuidado, atenção e respeito demonstrados ao longo da internação.