Os hospitais Padre Albino e Emílio Carlos promoveram, em agosto, ciclo de treinamentos com foco na comunicação efetiva entre profissionais da saúde. A iniciativa buscou fortalecer práticas que garantam mais clareza, segurança e eficiência das equipes de assistência no atendimento aos pacientes.
A ação, realizada em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), ocorreu nos dias 19, 20, 21 e 22 de agosto no HEC e nos dias 25, 26 e 27 de agosto no HPA. Durante os encontros, os participantes revisaram ferramentas já utilizadas no dia a dia e vivenciaram dinâmicas práticas, como a clássica atividade do “telefone sem fio” e exercícios de instruções em desenho. As propostas estimularam a reflexão sobre a importância da clareza e precisão na troca de informações entre colegas de trabalho.
De acordo com Raquel Bueno de Campos Garcia, enfermeira da Segurança do Paciente do Hospital Emílio Carlos, “a comunicação efetiva é quando as informações entre os profissionais de saúde são passadas de forma clara, correta e no momento certo. Isso é fundamental para que todos saibam exatamente o que fazer, garantindo que o atendimento ao paciente seja seguro e de qualidade”.
Também esteve à frente da ação a enfermeira Kayalem Baroni Lopes Vaccari, do Hospital Padre Albino. Ambas destacaram que o treinamento reforça o compromisso das instituições em promover capacitações que promovam ambiente de cuidado cada vez mais organizado, respeitoso e atento às necessidades dos pacientes.
Fotos/Divulgação