Fundação Padre Albino
Trabalho do HEC fica em 2º no 1º Fórum Somos SUStentáveis
Mauro Assi
sábado, 17 de março, 2018

          No último dia 12 de março, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, foi realizado o 1º Fórum Somos Sustentáveis da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo).

 

            A Fundação Padre Albino, através dos hospitais Emílio Carlos, classificado como Estratégico, de média complexidade, e Padre Albino, classificado como Estruturante, de alta complexidade, concorreram com a apresentação de seis experiências exitosas. O “Emílio Carlos” ficou em 2º lugar na categoria "Sustentabilidade" com o programa “Gestão de custos e Processo na Assistência Hospitalar 1º Case Alta Responsável com Medicação”.

 

            O projeto, que apresentou redução de custo de R$ 300.439,22 em seis meses, melhor giro do leito, racionalização dos recursos, atendimento humanizado, redução do risco de infecção e redução do risco evolutivo, trata do consumo consciente dos insumos e redução do desperdício, uma vez que o hospital é 100% SUS, como forma de aprimorar a gestão dos recursos financeiros.

 

            “A alta responsável com medicação era um processo ativo, porém estagnado e sem critérios definidos e mensurados. Este processo foi escolhido por impactar na redução de custos e também na redução de risco de infecção hospitalar, qualidade de vida e melhoria do estado físico e mental do paciente que ficaria internado apenas para administração da medicação diária, passando a receber tratamento no conforto de sua casa, estando junto de sua família.”, descreve o case.

 

            O Fórum, que integra o Programa Somos Sustentáveis do Governo do Estado de São Paulo, recebeu a inscrição de 70 experiências exitosas e apenas três foram selecionadas para premiação. O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde, David Uip, que representou o governador Geraldo Alckmin, grande apoiador desta ação, Dr. Wilson Pollara, Secretário de Saúde da capital. Também presentes, o Dr. Accácio Borges Neto, Coordenador da CRS/SES, além de profissionais de outras coordenadorias da SES e de várias DRS do Estado.

 

 

            O evento contou com palestras de Ana Maria Malik, da FGV, Eliana Ribas, da SES/Humanização e Marisa Madi, do Instituto de Radiologia do HCFMUSP, além de apresentações de trabalhos produzidos pela melhoria da gestão nos hospitais associados. O CEALAG, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, avaliou e classificou os melhores desta forma: Qualificação da assistência e segurança do paciente: Santa Casa de Piracicaba, Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e Irmandade do Sr. Bom Jesus dos Passos da SC de Bragança; qualificação da gestão: Irmandade da SC de Marília, Irmandade de Misericórdia de Jahú, e Santa Casa Anna Cintra de Amparo e Sustentabilidade: Santa Casa de Araçatuba, Hospital Emilio Carlos - Fundação Padre Albino e Irmandade da Santa Casa de Santos.

 

            O Presidente da Fehosp, Edson Rogatti, destacou os méritos do programa e a presença do grande contingente ao afirmar: "vieram com muito sacrifício, deslocando-se por várias horas durante toda a noite para dar um testemunho sobre o sucesso do programa SUStentáveis e que se nossos hospitais tiverem o financiamento adequado terão resultados ainda melhores nas suas gestões e continuarão a ser os parceiros mais sólidos do SUS".

 

 

 

               Na imagem abaixo, o case vencedor.